Estratégia e Vantagens Competitivas

Estratégia

A estratégia da Biosev é maximizar o uso dos seus ativos de forma rentável e sustentável, gerando valor para os seus acionistas. Os três pilares dessa estratégia são:

A Biosev possui um conjunto de ativos operacionais e competitivos. O desafio da Gestão da Companhia é aumentar a produtividade e a eficiência na utilização desses ativos.

Através do uso de avançadas tecnologias agrícolas, industriais e de informação, a Biosev visa alcançar os melhores índices de desempenho do mercado, através da qualificação e sistematização de processos.

Visando integrar a cadeia produtiva e acessar matéria-prima de qualidade e com confiabilidade no fornecimento, a Biosev busca fidelizar seus fornecedores de cana de açúcar de forma a garantir suprimento para atender às necessidades atuais e futuras da companhia.

Através de inteligência de mercado diferenciada, apoiada em uma plataforma de informações de mercado de alcance global, a Biosev imprime flexibilidade ao mix de sua produção de açúcar e etanol, sempre visando identificar mercados e condições mais rentáveis, além do melhor momento de comercialização.

A partir de umportfolio diversificado de produtos, a Biosev prioriza os produtos de maior valor agregado com o objetivo de maximizar a rentabilidade do Negócio.

A Biosev está comprometida com a redução de custos e despesas e com a otimização das suas necessidades de capital de giro, através da gestão disciplinada e eficiente dos estoques e do seu ciclo de conversão de caixa.

Em relação aos investimentos, a Biosev preza pela seletividade, coerente com o fato de que já possui uma plataforma de ativos instalada, operacional e competitiva. A prioridade permanece nos investimentos em Plantio, Tratos e Manutenção.

Nesse contexto, a Companhia tem como um dos seus objetivos estratégicos o alongamento do perfil do seu endividamento e a redução da sua alavancagem financeira.

Vantagens Competitivas

A Biosev possui 11 Unidades Agroindustriais estrategicamente localizadas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, organizadas em quatro polos. A localização em diferentes regiões do país permite o cultivo e processamento da cana-de-açúcar durante todos os meses do ano e contribui para a mitigação do risco climático inerente às atividades agrícolas.

Atualmente, 10 das 11 Unidades apresentam ampla flexibilidade de produção entre açúcar e etanol, além da possibilidade de produção de produtos de alto valor agregado o que permite o direcionamento da produção de acordo com as oportunidades de mercado mais favoráveis. Apenas a unidade de Giasa, opera como uma destilaria.

Adicionalmente a Biosev conta com (i) capacidade diferenciada de armazenagem, com capacidade para estocagem de aproximadamente 754 mil toneladas de açúcar e 829 mil m3 de etanol, equivalente a 30% e 52% da sua capacidade de produção respectivamente, o que permite a gestão do melhor momento para comercialização dos produtos; (ii) flexibilidade para exportação de açúcar, através da participação de cerca de 50% no TEAG – Terminal Portuário localizado no Porto de Santos com capacidade de armazenagem de 110 mil toneladas de açúcar e capacidade de recebimento de 12 mil toneladas de açúcar por dia e (iii) acesso à um sistema logístico multimodal, através de ferrovias e rodovias permitindo o escoamento eficiente da produção.

A Biosev é a segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, com capacidade de processamento de 36,4 milhões de toneladas de cana de açúcar em bases anuais. Por safra, a companhia tem capacidade de exportar 1.346 GWh de energia elétrica proveniente da biomassa e produzir 2,5 milhões de toneladas de açúcar, 1,6 milhões de metros cúbicos de etanol.

A Biosev conta com o suporte do Grupo Louis Dreyfus, com mais de 160 anos de experiência no mercado global de commodities, atuação em mais de 100 países e posição de liderança nos mercados em que atua.

Como consequência desta relação, a Companhia tem acesso a informações estratégicas sobre os mercados agrícolas globais, que são determinantes para a maximização da rentabilidade do Negócio. Além disso, a Biosev possui processos de gerenciamento de riscos, alinhados com os do seu Controlador, que foram aperfeiçoados nos mais de 160 anos de tradição do Grupo Louis Dreyfus no mercado global de commodities, incluindo ferramentas eficientes e abrangentes para avaliar, monitorar, controlar e gerenciar todas as espécies de riscos a que está sujeita na condução de suas atividades.

Através do acesso à plataforma de informações da Louis Dreyfus Company, a Biosev faz uma gestão ativa do seu mix de produção, de forma a aproveitar momentos de volatilidade e identificar o melhor momento de comercialização de produtos nos mercados mais rentáveis.

 

logo BSEV3
logo ITAG
Capctha